LABORATÓRIO

Como escolher o seu ?
As dicas a seguir fazem parte de uma campanha.

Apoiada por: CRFMG, SindLab, Grupo Mineiro da Qualidade em Laboratório e LabBras.

Para fazer seus exames de Laboratório você deve levar em consideração aspectos vários aspectos, como, por exemplo, a humanização do atendimento, qualidade, confiabilidade analítica, utilidade clínica e sua segurança. Para ajudá-lo na escolha use estas orientações.

Qual o nome e o endereço do Laboratório que pretende escolher? O Laboratório possui Certificado de Responsabilidade do CRF MG e está válido para este ano?Os dados do Responsável Técnico são facilmente encontrados por você? As informações que você procura sobre os seus exames são prestadas de maneira a satisfazer as suas necessidades de conhecimento e esclarecimento?

Coleta do material

São fornecidas instruções verbais e escritas quando necessário, para você se preparar e coletar o material? As instruções fornecidas são úteis e facilitam o seu preparo e a coleta do material? Você é orientado pelo Laboratório para colocar uma etiqueta identificando o frasco contento o seu material? 

Resultados dos exames

O laudo do seu exame é entregue no prazo que foi informado a você? As informações que você precisa para compreender sobre o resultado do seu exame estão todas no laudo? O laudo informa sobre as causas de limitações do exame e das providências que devem ser tomadas?

Qualidade

Existem controles interno e externo da qualidade e a prova disto pode ser apresentada? O Laboratório participa do Grupo Mineiro da Qualidade no Laboratório? Você foi informado de que existe no Laboratório uma pessoa e um número de telefone para o qual poderá ligar para tirar as suas dúvidas ou obter informações sobre o preparo, coleta de material, como será feito o exame, resultados ou laudo? O Laboratório está Acreditado pelo DICQ ou está sendo implantado os requisitos do DICQ e pode  comprovar isto para você?